Conversational Commerce

O termo Conversational Commerce ou#ConvComm foi criado por Chris Messina do Uber em um tema no site Medium. Ele fala da interseção entre aplicativo de mensagens e comércio eletrônico, da tendência de interação entre negócios e aplicativos de chat como facebook messenger, whatsapp, etc. E também em tecnologias de voz como o Echo da Amazon.

Consumidores podem conversar com representantes da empresa, acessar ao suporte, fazer perguntas, receber recomendações, acessar reviews e clicar e comprar de dentro dos aplicativos de mensagem. Com o Conversational Commerce, o consumidor interage com uma pessoa real, um chatbot ou uma mistura dos dois.

Pelo lado dos ecommerces, as empresas podem usar chatbots para automatizar os serviços de atendimento ao consumidor. E podem permitir que consumidores comprem sem nem sair dos aplicativos de chat que estão usando. Atualmente, empresas podem já emitir comprovantes de compra de dentro do Facebook Messenger por exemplo, e podem também receber confirmações de envio e recebimento do produto. Tudo isso dentro do aplicativo de chat.

Usando chatbots, negócios conseguem melhorar o atendimento ao consumidor, dar recomendações, criar lista de produtos personalizadas enquanto interagem com os compradores em tempo real.

Uma mudança no mercado

Consumidores estão cada vez mais confiando em seus aplicativos de mensagem para todas as formas de comunicação, seja ela pessoal, comporativa ou comercial. Cada vez mais, consumidores estão usando o chat para procurar e escolher produtos e serviços, e também para o processo do pagamento, sem precisar ligar, enviar email ou até visitar o site de empresa. Tudo pode e está acontecendo dentro do aplicativo de mensagem.

Aplicativos de mensagem como o whatsapp estão se tornando o meio preferencial de comunicação entre as pessoas, alcançando e tendo ultrapassado o uso do email em 2015. Segundo a empresa de pesquisa eMarketer, 1.4 bilhão de pessoas usavam aplicativos de mensagem em 2015,  o que mostra um aumento de 31.6% em relação ao ano anterior de 2014, e a previsão é que essa marca atinja 2 bilhões de pessoas em 2018.

O que significa para os consumidores

Empresas de chat estão fazendo parcerias com as empresas de e-commerce para tornar cada vez mais simples para os consumidores comprar dentro do chat. O Facebook Messenger, por exemplo, fez uma parceria com o uber que permite que os usuários possam pedir um carro sem sair do aplicativo de chat. A Amazon criou um sistema ativo por voz (Echo) que, além de poder comprar via conversa de voz os produtos da própria Amazon, ainda permite que clientes de um determinado banco possam fazer todas as transações bancárias por voz.

O conversational commerce não é só mais simples para consumidores que, graças aos aplicativos de chat, nao precisam mais ficar trocando entre o app de chat e o site da empresa para acessar informações e efetivar suas compras. É também um canal que permite que o consumidor tenha um contato mais pessoal com um representante de vendas, pedindo conselhos e comparações, é uma experiência muito mais próxima da experiência de compra de uma loja física.