5 chatbots para beneficiar o seu negócio

botcorrendo2

Os seus clientes mandam mensagens com perguntas, comentários ou reclamações no Facebook? Não seria incrível automatizar as interações com os clientes mais comuns? Sim, para isso servem os chatbots.

Os clientes esperam respostas rápidas, eficientes e em um padrão de qualidade adequado à empresa. Os chatbots podem ajudar a responder instantaneamente a pergunta do seu cliente.

Neste artigo, você descobrirá cinco tipos de bots do Facebook Messenger que sua empresa pode integrar para um melhor atendimento ao cliente.

Por que usar Chatbots?

Um número cada vez maior de consumidores prefere entrar em contato com as empresas para fazer perguntas, comentários e reclamações através de mensagens, tanto na web como no Facebook Messenger.

Os chatbots permitem, de forma automatica, que sua empresa forneça aos consumidores respostas imediatas. Eles podem responder perguntas básicas como “Qual é a sua política de troca?” (mesmo que esteja publicado em vários locais dentro do seu site). Dessa forma, você pode liberar sua equipe de atendimento ao cliente para lidar com preocupações ou problemas mais sérios.

Suponha que você é um representante de atendimento ao cliente para um pequeno negócio de jóias e você gasta três horas todos os dias enviando números de rastreamento de clientes que já receberam por e-mail. Um chatbot pode cuidar desta tarefa para você.

Alguns chatbots podem até fornecer serviços automatizados como transações bancárias ou ajudar os clientes a fazer uma reserva. E, quanto mais fácil é para o seu consumidor mais dinheiro você ganhará.

Chatbots são extremamente valiosos, e parte deste valor vem de sua flexibilidade. Quando você cria um chatbot, você pode personalizar seu chatbot para se adequar ao seu negócio, as necessidades de seus clientes e uma gama enorme de propósitos.

Aqui estão cinco exemplos de chatbots com o único propósito de beneficiar o seu negócio.

# 1: Fornecer Experiências de Conteúdo Personalizadas

Algumas empresas usam chatbots com foco apenas no conteúdo, os chatbots servem como uma extensão de sua estratégia de marketing. Esses bots nutrem relacionamentos com clientes e fornecem valor imediato sem qualquer trabalho por parte do usuário, nem da empresa.

Por exemplo, o Whole Foods chatbot é voltado para ajudar os usuários a encontrar novas receitas. Eles podem inserir pedidos como “receitas de sopa” para navegar sugestões para diferentes tipos de refeições ou cozinhas, ou passar por uma série de perguntas para receitas personalizadas.

Quando os usuários tocam para ver uma receita, o chatbot leva-os para a receita no site Whole Foods. Esta é uma maneira engenhosa de gerar mais tráfego de mídias sociais sem spam ou que o cliente se sinta forçado a visitar o site. Você ajudará os clientes a encontrar conteúdo relevante e fornecer o que gera muito valor.

Outro exemplo é o chatbot que a 2bots está desenvolvendo para a empresa Reservado Concha Y Toro que sugere vinhos para harmonizar com a comida que você vai preparar, além de dicas de etiqueta e diversas dúvidas sobre vinhos.

Ao criar um chatbot para fornecer conteúdo personalizado ao seu público-alvo, mantenha essas premisas abaixo:

  • Tratar o seu chatbot como o marketing de conteúdo. A venda não deve ser seu objetivo principal, mas você pode usar o conteúdo para enviar usuários para seu site.
  • Certificar-se de que o seu site é compatível com dispositivos móveis.
  • Informar aos clientes como e onde contatá-lo se precisar de ajuda adicional, incluindo problemas de atendimento ao cliente.
  • Incluir menus de navegação, se possível. Isso torna mais fácil para os usuários encontrar o conteúdo que eles estão interessados, mesmo que eles não sabem exatamente o que eles estão procurando ainda.

# 2: Responder perguntas comuns do serviço ao cliente

Um uso popular de chatbots é fornecer um serviço de atenção ao cliente. Se a sua equipe de atendimento ao cliente recebe as mesmas perguntas uma e outra vez, um chatbot é uma ótima solução para padronizar as respostas. Só é preciso ensinar o bot o que dizer.

O Domino’s Pizza chatbot é um bom exemplo disso. Os clientes podem fazer o pedido diretamente ao bot e acompanhar seu pedido. A opção “rastrear pedido” é uma ferramenta de serviço ao cliente simples e eficaz. Imagine quantas chamadas Domino’s recebe de clientes impacientes que querem saber quando sua pizza será entregue.

A 2bots faz o atendimento da academia Club Workout respondendo todas as dúvidas das alunas com relação às aulas.

Ao criar um chatbot de atendimento é necessário:

  • Certificar-se de que os clientes podem entrar em contato com um atendente, se necessário. Ofereça uma opção “Será que respondemos a sua pergunta?”, que pode direcionar os usuários que ainda relutam com um atendimento virtual.
  • Permitir que os usuários saibam que estão trabalhando com um sistema de resposta automatizada. Você não pode enganar as pessoas para pensar que eles estão falando com uma pessoa real, especialmente quando se trata de questões de serviço ao cliente.
  • Se você precisar de informações pessoais para verificar a identidade de um usuário, direcione essa pessoa para o atendimento ao cliente através do seu site ou de um número de telefone. Pedir essa informação via chatbot normalmente não é uma boa idéia por razões de segurança.

# 3: Compra e venda de produtos

Um chatbot projetado para vender pode ajudá-lo a aumentar as vendas e aumentar o seu lucro. É possível usar o chatbot para mostrar aos clientes os produtos que estão procurando e processar as vendas simples diretamente no bot.

O chatbot 1-800-Flowers é projetado principalmente para venda, tornando mais fácil para os consumidores encomendar flores através do chatbot. O bot pede o nome do destinatário, número de telefone e endereço de entrega. Em seguida, ele incentiva os clientes a escolher qual a categoria de produtos que eles estão procurando e exibe produtos relevantes.

Uma vez que os usuários selecionam um item, o chatbot pede para agendar a entrega e fornecer informações de faturamento. O processo é simples e fácil.

A 2bots criou um guia de presentes, onde o usuário escolhe o melhor presente através de uma série de perguntas.

Aqui estão algumas dicas sobre o chatbot de venda:

  • O chatbot deve responder as perguntas frequentes sobre produtos; Isso pode ajudar a impulsionar as vendas significativamente.
  • Você pode integrar pagamentos através de serviços como Stripe ou PayPal. Esta funcionalidade pode gerar mais vendas.
  • Sempre perguntar “Você quer conferir algum outro produto antes de finzlizar a compra?”, Porque os usuários podem estar dispostos a olhar e comprar mais itens.

# 4: Cultivar conexões através do entretenimento

Se sua empresa quer construir e nutrir relacionamentos com seus clientes, considere projetar um chatbot apenas para entretê-los (assumindo que essa abordagem se encaixa com sua marca). Os usuários podem optar por receber mensagens futuras suas, e você pode enviar fatos divertidos, jogos e conteúdos destinados exclusivamente a entretê-los.

O chatbot Trivia Blast, por exemplo, concentra-se apenas no entretenimento. Uma vez que as pessoas enviam sua primeira mensagem, o chatbot enviará regularmente mensagens para elas com sugestões de jogo e chamadas à ação para reproduzi-las. Os usuários podem classificar os jogos trivia por tópico e alguns jogos ainda oferecem a opção de “ver como funciona” ou “desafiar um amigo”, convidando mais usuários para o chatbot.

Mantenha estes pontos em mente ao adquirir um chatbot para entreter os usuários:

  • Se pretender contactar os usuários no futuro, peça sempre a eles que optem por receber novos conteúdos; Caso contrário, você pode ter usuários infelizes em suas mãos.
  • Certificar-se de que todo o conteúdo é compatível com dispositivos móveis.
  • Use mídias sem texto, como vídeos e imagens. Suas mensagens devem ser o mais dinâmicas possível.

# 5: Oferecer Serviços Especializados

Muitas empresas têm seus próprios aplicativos móveis que oferecem serviços automatizados, mas você pode dar um passo adiante criando chatbots que oferece esses serviços no aplicativo do Messenger, por exemplo.

O serviço de transferência de dinheiro do RemitRadar é um dos melhores exemplos deste tipo de chatbot. Os usuários do chatbot podem usar serviços automatizados para enviar dinheiro, pagar por móveis internacionais no exterior, solicitar taxas de câmbio e encontrar outros locais de transferência de dinheiro. Todos esses serviços são simplificados e fáceis de usar.

Para este chatbot é importante:

  • Fornecer menus pré-definidos clicáveis para navegar pelos seus serviços automatizados. Isso simplificará o processo e tornará claro quais serviços você oferece.
  • Para serviços que o seu chatbot não consegue controlar, encaminhar as pessoas para o local certo dentro do seu site, se possível.

Resumindo, os chatbots aumentaram sua popularidade nas empresas. Eles podem fornecer respostas automatizadas aos usuários e estão sendo usados para uma ampla gama de propósitos, incluindo atendimento ao cliente e venda.

O que você acha? Você usa chatbots para o seu negócio? Contrate agora a 2bots.